Engana-se quem pensa que adquirir um novo imóvel ou oferecê-lo para locação são atividades pouco complexas. Uma transação imobiliária mal feita pode gerar prejuízo de 15 a 50% do valor do bem. Por isso a melhor saída é buscar o amparo de um advogado imobiliário, que tem a função de ajudar seus clientes fazendo com que os processos sejam compreendidos de uma forma simples e transparente.
O futuro comprador precisa descobrir se a construtora ou a incorporadora com quem negocia é uma empresa séria, já que são muitas as opções e de diversas categorias. Por isso, o perito deve ser bem preparado para analisar cada caso específico, como por exemplo: distrato de compra, ações de despejo e até mesmo contratos de locação. Ao longo do processo de compra do imóvel a presença de um profissional do Direito é indispensável em casos como: atrasos na entrega, propaganda enganosa, cobranças indevidas ou outras irregularidades de contratos mal feitos.
O profissional é responsável também por outras atividades como fundos de investimento imobiliário, empreendimentos comerciais e shopping centers. Também pode ser procurado por empresas que não têm certeza de como as leis imobiliárias podem afetar seus negócios ao comprar ou vender imóveis.
Com o número crescente de condomínios e centros empresariais por um lado, e as mudanças na legislação imobiliária, por outro, a demanda por um especialista em Direito Imobiliário passa a ser fundamental para um negócio bem feito.